Novidades

Programação Rio Encontros 2019

TEMA: “Escolhe teu diálogo e tua melhor palavra ou teu melhor silêncio. Mesmo no silêncio e com o silêncio dialogamos” (Carlos Drummond de Andrade)

LOCAL: Salão da Basílica Santa Terezinha – Rua Mariz e Barros, 354 – Tijuca – Rio de Janeiro


18/01/2019

19:30h: Missa de Abertura

20:30h: Concerto com o pianista Marcelo Cesena

Marcelo Cesena foi eleito em 2009 e 2013, o melhor músico brasileiro radicado nos Estados Unidos pelo “Brazilian International Press Award”. Também em 2013, o artista tocou na visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). No exterior, o pianista já compôs para trilhas sonoras de diversos filmes independentes e acumula 350 concertos nos últimos quatro anos.

19/01/2018

10:00h: Abertura

10:30h: Mesa redonda com o tema: “Lei e Sociedade. Qual o papel do Judiciário?”

Convidados

  • Moderadora: Patrícia Soares Molina, jornalista.
  • Costantino Esposito, filósofo e professor de História da Filosofia da Universidade de Bari “Aldo Moro” (Itália)
  • Luiz Carlos Rezende Santos, Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais, Assessor da Presidência do TJMG para consolidação e ampliação do método APAC em Minas Gerais.
  • Antônio Carlos Biscaia, ex-Procurador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

13:30h: Lançamento do livro “Uma vida de luta — A incrível história do padre que resgatou a devoção a São Miguel”, do jornalista Leonardo Bruno.

Padre João Claudio Loureiro do Nascimento é lutador de jiu-jítsu, tem mestrado em Direito Canônico e fez um curso de exorcismo no Vaticano. Todo dia 29 de cada mês, o sacerdote reúne legiões de fiéis nas missas em honra a São Miguel, que ele celebra há dez anos em uma igrejinha no bairro de Fátima, em Niterói.

14:00h: Rio Encontros para crianças (de todas as idades!): “Contos e prosa com os contadores Marcelo e Vivi Belga”

16:00h: Mesa redonda sobre o tema do Rio Encontros: ““Escolhe teu diálogo e tua melhor palavra ou teu melhor silêncio. Mesmo no silêncio e com o silêncio dialogamos”.

Convidados

  • Costantino Esposito
  • Fernando José Nasser, psiquiatra, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense
  • Moderador: Rafael Mahfoud Marcoccia, graduado em Comunicação Social, possui mestrado em Ciências Políticas e doutorado em Ciências Sociais. Leciona Sociologia, Filosofia e Ensino Social Cristão no Centro Universitário FEI desde 2008.

17:30h: Lançamento do livro “O vazio da palavra – Um diário de viagem”, de Alexandre Archanjo.

19:00h: Show de Encerramento com o Violeiro Chico Lobo e o Músico Tatá Sympa.


Perfis dos Participantes

  • Alexandre Archanjo

    Alexandre Archanjo

  • Biscaia

    Antônio Carlos Biscaia

    Ex-Procurador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

  • Chico Lobo

    Chico Lobo

    Divulgador da viola caipira do país. Violeiro, compositor, cantador, Chico Lobo é natural de São João Del Rei (MG). Artista carismático toca viola caipira desde os 14 anos. A crítica o considera um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de popularização da tradição musical do cenário brasileiro.

  • Costantino Esposito

    Costantino Esposito

    Filósofo, professor de História da Filosofia da Universidade de Bari “Aldo Moro” (Itália)

  • Fernando Nasser

    Fernando Nasser

  • Joao Claudio

    João Claudio Loureiro do Nascimento

    Padre João Claudio Loureiro do Nascimento é lutador de jiu-jítsu, tem mestrado em Direito Canônico e fez um curso de exorcismo no Vaticano. Todo dia 29 de cada mês, o sacerdote reúne legiões de fiéis nas missas em honra a São Miguel, que ele celebra há dez anos em uma igrejinha no bairro de Fátima, em Niterói.

  • Luiz Carlos Rezende Santos

    Luiz Carlos Rezende Santos

    Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais, Assessor da Presidência do TJMG para consolidação e ampliação do método APAC em Minas Gerais.

  • Vivi E Marcelo

    Marcelo e Vivi Belga

  • Patricia Molina

    Patrícia Soares Molina

    Jornalista

  • Rafael Mahfoud

    Rafael Mahfoud Marcoccia

    Graduado em Comunicação Social, possui mestrado em Ciências Políticas e doutorado em Ciências Sociais. Leciona Sociologia, Filosofia e Ensino Social Cristão no Centro Universitário FEI desde 2008.

  • Tata Sympa

    Tata Sympa

    Tatá Sympa, músico de formação erudita e popular, intérprete, compositor e instrumentista de rara sensibilidade, percorre os caminhos da MPB com desenvoltura ímpar, sensibilizando suas plateias com sua bela voz e com um canto forte e expressivo.

Publicado em: 2 de dezembro de 2018