Dinheiro, Filhos, Trabalho, Saúde, Tudo é Sério. E a Vida?
Gratidão e maravilhamento comovido frente a um acontecimento surpreendente. Essa frase pode resumir a percepção que os dias do Rio Encontros 2017 deixaram em nós, que o preparamos cheios de expectativa e o vivemos com os olhos escancarados para não perder nada. Tudo o que aconteceu excede, é muito mais que a consequência de pouco mais de um ano de trabalho preparatório. Um pequeno grupo de amigos, imbuídos de uma audácia ingênua, não seria capaz de fazer acontecer o que vimos.
Em 2017, o tema escolhido para a 3ª edição do Rio Encontros foi “Dinheiro, filhos, trabalho, saúde, tudo é sério. E a vida ?”. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, vindas de diferentes estados brasileiros e também do exterior. Nos 2 dias de evento, foram realizadas exposições, shows, palestras e mesas redondas.
- Exposição sobre os 300 anos de Aparecida e mesa redonda sobre o maior Santuário Mariano das Américas.
- Mesa redonda: Do Amor ninguém foge – a experiência da APAC, um método de humanização do sistema penitenciário, nascido no Brasil e difundido em mais de 18 países, com índices de recuperação de 80%. Participaram desse debate o Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, Juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça; Valdeci Antônio Ferreira, diretor da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, e Roberto Donizetti de Carvalho, exdetento e gerente de metodologia da APAC.
- Mesa redonda: Obras de Solidariedade – desafio à incerteza e à insegurança nos relacionamentos humanos. Participaram desse debate Rose Busingye, diretora do “Meeting Point International”, de Uganda, que se ocupa do acompanhamento de pessoas infectadas pelo vírus HIV, de órfãos cujos pais foram vitimados pela doença e de crianças em situação de risco naquele país; Roseta Brambilla, fundadora das Obras Sociais Pe. Giussani (BH) e Patrícia Almeida, diretora da Associação Nossa Senhora Mãe dos Homens (DF).
- Mesa Redonda: Dinheiro, filhos, trabalhos, saúde, tudo é sério. E a vida? Participaram desse debate Francesco Berardi, diretor da NOKIA, residente nas Filipinas; Marcos Zerbini, deputado estadual pelo PSDB em São Paulo, e presidente da Associação dos Trabalhadores Sem Terra de São Paulo (ATST) e Rose Busingye, diretora do Meeting Point International, de Uganda.
- Show com o grupo Codex Sanctíssima, apresentação de música medieval renascentista.
Fotos: Rodrigo Canellas
Programação
27/01/2017
18:00 – Apresentação do Conjunto “Codex Sanctissima”
20:00 – Mesa Redonda “A Basílica de Nossa Senhora de Aparecida”
- Cristina Maria Langer
- Paula Vermeersch
- Biagio D’Angelo
- Mediadora: Márcia Valéria Teixeira Rosa
28/01/2017
Visitação às Mostras “Do Amor Ninguém Foge”, sobre as APAC e “Para a Humanidade Contemporânea o Belo é a Porta Para Deus”, sobre a Basílica de Aparecida.
15:00 – Mesa Redonda “Do Amor Ninguém Foge – A Experiência da APAC: Um método de humanização do Sistema Penitenciário”.
- Valdeci Antonio Ferreira
- Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos
- Roberto Donizetti de Carvalho
- José Mariano Beltrame
- Mediador: Fabrizio Pellicelli
17:30 – Apresentação do livro “Querido Papa Francisco – Respostas do Papa Francisco a 30 cartas de crianças do mundo inteiro”.
- Arthur Canellas
- Clara Vasconcellos
- Marina Linhares
- Mediadora: Prof. Valéria Gomes Lopes
29/01/2017
Visitação às Mostras “Do Amor Ninguém Foge”, sobre as APAC e “Para a Humanidade Contemporânea o Belo é a Porta Para Deus”, sobre a Basílica de Aparecida.
10:00 – Mesa Redonda “Obras de solidariedade: Desafios à incerteza e à insegurança nos relacionamentos humanos”.
- Rose Busingye
- Rosetta Brambrilla
- Patricia Almeida dos Santos
- Mediador: José Douglas Ferreira da Silva
14:00 – Livro “As Grandes Mentiras Sobre a Igreja Católica”.
15:00 – Mesa Redonda “Dinheiro, Filhos, Trabalho, Saúde. Tudo é Sério. E a vida?
- Rose Busingye
- Francesco Berardi
- Marcos Zerbini
- Mediador: Gabriel Filipe Santiago Cruz
19:00 – Show com a Banda Groove